O Pushkar Cidade
11 km ao noroeste de Ajmer, no estado de Rajasthan, na orla do deserto encontra-se uma pequena cidade tranquila chamado Pushkar, ao longo da margem do pitoresco Lago Pushkar. Uma das cidades mais sagradas e mais antigas da Índia, Pushkar é um destino preferido para milhares de turistas e devotos. De acordo com as lendas, Pushkar se orgulha de mais de 400 templos, palácios e ghats revelando um quadro totalmente diferente da cidade. Um ponto importante peregrinação para os hindus, Pushkar é o lar do único templo do Senhor Brahma no país, bem como do mundo. Senhor Brahma é conhecido como o criador do mundo, de acordo com a mitologia hindu.

O Pushkar Cidade
Pushkar está situado a uma altura de 510 metros, rodeado por colinas em três lados. O 'Nag Pahar', ou o Snake Mountain, forma uma fronteira natural entre Ajmer e Pushkar. O sonolento, liquidação à beira do lago de Pushkar é de grande significado mitológico. De acordo com a mitologia hindu, pétalas de lótus aliás caiu das mãos do Senhor Brahma no chão em três locais, a partir de onde a água brotou imediatamente, o que levou à criação de três lagos, Pushkar Lake, Madya Pushkar Lake e Kanishta Pushkar. Pushkar é um desses lugares onde o Senhor Brahma realizada "Yagna".

Pushkar Camel Festival é o melhor momento para testemunhar a imagem caleidoscópica desta parte do Rajasthan. A profusão de cores e vivacidade é evidente a partir dançarinos de roda, acampamentos, trabalhos de arte intrincada e camelos enormes. Milhares de hindus de todo o mundo vêm para Pushkar para dar um mergulho nas águas sagradas de Pushkar Lake. Ao todo, Pushkar irradia um ambiente de paz e espiritualidade que lança uma isca para visitar novamente e novamente. Visite Pushkar e um vislumbre da parte não revelada desta cidade de outra forma sonolenta e tranquilo gerando um legado do património arquitectónico atemporal.

Pushkar tem um imenso potencial escondido como um destino turístico:
A feira Pushkar está entre as maiores feiras de gado do mundo.
Entre as cidades mais antigas da Índia, com referências na mitologia e no Mahabharata - Site do único templo do mundo dedicado a Brahma - o criador.

O site do lago mais sagrado do país.
52 ghats de banho, que são ligadas ao calendário lunar, coloque o lago. Cada Ghat tem suas próprias qualidades milagrosas e poderes de cura.
Esta cidade dos templos tem mais de 500 templos construídos ao longo de diferentes eras com variados estilos arquitetônicos.
O jardim de rosas do Rajastão - a essência do famoso rosa Pushkar é exportado em todo o mundo.
O terreno mais variado em Rajasthan com areia, rocha, montanhas, vegetação e lagos é ideal para atividades de aventura.
A proximidade de uma série de propriedades históricas na área.
Uma série de feiras e festivais em Pushkar, especialmente sobre os novos e completos dias de lua.
O Dargah de Khwaja Moin-Uddin-Chishti entre os mais sagrados santuários muçulmanos está localizado na perto de Ajmer.
Uma oportunidade para visitar as aldeias locais ainda livre de comercialização.