Templos em Pushkar
Um dos locais mais sagrados na Índia, Pushkar é uma cidade tranquila cercada por morros em três lados, na fronteira do deserto. Também conhecida como a "cidade dos templos", Pushkar é uma das mais antigas cidades indianas que abrigam mais de 400 templos antigos. Um tour de Rajasthan não pode ser concluída sem visitar os templos famosos e lendários, especialmente os de Pushkar. Para além dos vários santuários que se orgulha de Pushkar, o Templo Brahma é a atração especial uma vez que é o único templo na Índia dedicado ao deus Brahma. A cidade um tanto sonolenta de Pushkar reverbera em entusiasmo e vivacidade com atividades agitadas durante feiras e festivais, sendo o mais proeminente a Pushkar Camel Fair. Confira os diversos templos de Pushkar, que certamente irá impedi-lo aqui.

Templos em Pushkar
Brahma Temple
Um centro de peregrinação importante para os hindus, o Templo Brahma está situado no vale Pushkar, o que se encontra além do Nagaparvat e Anasagar Lake. Este lugar, cheio de beleza pitoresca natural, tem um lugar especial no coração dos índios. Acredita-se que o Senhor Brahma, juntamente com todos os deuses e deusas, realizou uma Yagya aqui. A lenda também diz que a antiga Lake Sarovar tinha aparecido milagrosamente, quando um lotus caiu das mãos do Senhor Brahma e deixado nesta vale. Brahma Temple é o único templo dedicado ao deus Brahma (o criador do universo de acordo com a mitologia hindu) em todo o país. Você pode identificá-lo de longe, por sua torre vermelha e a imagem de um hans (o ganso considerada sagrada para o Senhor Brahma). Construído em mármore, o templo é decorado com moedas de prata e revela uma tartaruga de prata em seu piso.

Savitri Temple
Dedicado a primeira esposa do Senhor Brahma, deusa Savitri, este templo está situado em uma colina à direita, atrás do templo Brahma. Enquanto subia a longa série de passos que levam ao templo, pode-se pegar a vista panorâmica do lago e templos ao redor e dunas de areia. A presença do único Templo Brahma em Pushkar é o resultado da maldição de Savitri a Brahma em se casar com outra deusa, Gayatri, ao iniciar seu yagna em Pushkar.

Rangji Temple
O gracioso e conspícuo Temple Rangji é outro santuário popular que testemunhas milhares de peregrinos e turistas todos os anos. O templo é dedicado ao Senhor Rangji, que se acredita ser uma encarnação do deus Vishnu. A influência do estilo do sul da Índia, estilo Rajput e estilo Mughal na arquitetura do templo é altamente visível e atraente. A alta em ascensão "Gopuram 'prevalente principalmente nos templos presentes no sul da Índia é outra característica do templo que atrai visitantes.

Warah Temple
O Templo Warah abriga a imagem do Senhor Vishnu na quinta encarnação de um javali. Construído pelo rei Anaji Chauhan (1123-1150), este templo é considerado igualmente significativo como o templo mais popular Brahma. Segundo a mitologia, acredita-se que Vishnu veio à Terra na forma de um javali para matar o demônio Hirnayaksh e libertar a terra de suas atrocidades.

Apteshwar Temple
Este século 12 Apteshwar Temple é outro importante santuário visitado por inúmeros devotos em volta do ano. O templo é dedicado ao deus Shiva e foi artisticamente e esplendidamente construída. Aparentemente, o deus mais antigo e mais reverenciado indiano, Lord Shiva se acredita ter chegado até este templo e abençoar seus devotos de todo o coração.