Templo Brahma
Brahma Temple é o único templo que é dedicado ao deus Brahma na Índia. Localizado perto do Lago a Pushkar em Rajasthan, Brahma Temple recebe muitos peregrinos para suas entradas cada ano. Construído no século 14, Brahma Temple comemora Senhor Brahma, que é considerado como o criador deste universo de acordo com o hinduísmo. Senhor Brahma é um entre a trindade de deuses hindus, sendo o outro Lord Shiva e Vishnu.

Templo Brahma
Para os hindus, Brahma Temple é um importante local de peregrinação. Criada em uma plataforma elevada, o templo fica no vale Pushkar que é conhecida por sua beleza cênica. Pushkar é considerado um local sagrado pelos hindus, uma vez que todos os Deuses e Deusas da panteão hindu observada uma "Yajna 'aqui. Além disso, o Pushkar Lake perto este templo se acredita ter sido apareceu quando uma flor de Lotus caiu das mãos do Senhor Brahma neste vale. De acordo com a mitologia hindu, uma vez que o Senhor Brahma foi amaldiçoado que ele não seria adorado frequentemente pelo povo. Devido à razão, este é o templo só conhecido no mundo, onde o Senhor Brahma é adorado.

Construído inteiramente em mármore, o Templo pode ser facilmente identificado com sua torre vermelha de altura. O templo é acessível por uma escadaria de mármore. Uma imagem de "Hans" (Ganso) pode ser rastreada na entrada do santuário principal. A pessoa também pode manchar a tartaruga de prata, que é gravado no chão em frente ao sanctorum. Nas imediações da tartaruga, muitas moedas a prata são colocados no chão. Mesmo, as paredes internas do templo são ornamentados com moedas de prata. O santuário principal abriga a imagem em tamanho real do Senhor Brahma com quatro mãos e quatro faces, de frente para as quatro direções básicas. Uma imagem de Deusa Gayatri, que é conhecida como a Deusa do leite, pode ser visto perto do ídolo do Senhor Brahma.

As paredes do templo são adornados por belas imagens de Peacock e Deusa Saraswati. Do templo, há uma porta de prata que leva até uma pequena caverna. Esta pequena caverna dispõe de um templo do Senhor Shiva. Durante o tempo de Pushkar Fair, este templo é atropelado por pessoas em grande número. Neste ponto do tempo, os campos do património organiza tendas para a conveniência de peregrinos e turistas. Brahma Temple recebe uma grande atração, pois é o único templo do mundo onde o Senhor Brahma é adorado. Os peregrinos vêm para prestar homenagem e obter as bênçãos do Senhor.